ANUNCIE AQUI

quarta-feira, 10 de junho de 2015

EDIÇÃO DESTA QUARTA JORNAL UNIAO


Politica
Prefeitos da região Oeste do Pará reúnem em Santarém
Prefeitos e representantes políticos de várias cidades da região Oeste do Pará participaram de um encontro na tarde de terça-feira, 09, em Santarém, onde debateram temas relacionados ao desenvolvimento regional, por meio da Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém/Cuiabá e Oeste do Pará (Amut) e da Associação dos Municípios da Calha Norte (Amucan).
Participaram do encontro os prefeitos de Rurópolis, Pablo Genuíno; de Aveiro, Olinaldo Barbosa; de Alenquer, Flávio Marreiro; de Prainha, Patrícia Hage; de Juruti, Marco Aurélio Dolzanis; de Santarém Alexandre Von; de Trairão, Danilo Miranda; de Terra Santa, Marcílio Picanço; de Mojuí dos Campos, Jailson Alves; de Monte Alegre José Costa; de Itaituba, Eliene Nunes;de Belterra, Dilma Serrão; de Porto de Moz, Edilson Cardoso, entre outras cidades da região.
Os prefeitos que fazem parte da Amut e da Amucan se reuniram com o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Cezar Colares. Na ocasião, os prefeitos e secretários receberam orientações sobre os novos procedimentos para a remessa da prestação de contas ao Tribunal.
Após a reunião, houve uma Assembléia Geral Ordinária, na qual foram discutidos o Plano Municipal de Saneamento Básico e Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, com a presença de representantes da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); o seminário: Fortalecimento das Receitas Tributárias Municipais; e a definição da data da próxima Assembléia Ordinária da Amut.



Aumento da tarifa de luz: deve ser uma  ilegalidade
Recentemente o Governo Federal, através de ato do Poder Executivo produzido pela agência Reguladora competente, tem autorizado substanciais aumentos na tarifa a ser paga pelos usuários do serviço de energia elétrica, alcançando, em média, quase 50%. Trata-se de aumento ilegal.
Primeiramente porque viola o princípio constitucional da eficiência, previsto no art. 37. Isto porque, é dever da administração pública planejar as políticas públicas. Porém no caso, é notório que não ocorreu, pois em 2013 houve redução tarifária, estímulo ao consumo e má gestão da política de geração de energia, derivando para o uso de matrizes de produção mais onerosas, por culpa exclusiva do próprio poder público e seus agentes.
Em segundo lugar, viola o subprincípio da modicidade das tarifas, explicitado pelo artigo 6º da Lei 8.987 /95. Por este, a administração pública tem que aplicar a menor cobrança tarifária possível, como obrigação de garantir acesso ao serviço, de forma igualitária, contínua, com continuidade e qualidade. E, à toda evidência, em período de crise econômica, perda de direitos sociais e queda do número de empregos, um aumento repentino e elevado viola esta norma.
Em terceiro plano, verifica-se como um ato unilateral dos hipersuficientes Poder Público e do concessionário do serviço, em detrimento dos consumidores hipossuficientes. Daí porque também viola os artigos 29 e 39 do Código de Defesa do Consumidor, Lei 8.078/90.
Portanto, o aumento da tarifa de luz se constitui em ato ilegal, contrário ao sistema jurídico brasileiro, cabendo ao usuário e às instituições legitimadas pleitear o seu desfazimento, administrativamente ou perante o Poder Judiciário, sem prejuízo da verificação de responsabilidades do Poder Público e das autoridades que lhe deram causa.



CÂMARA DE VEREADORES DE MEDICILÂNDIA APROVA O PLANO DE CARGOS QUE TIRA OS DIREITOS E VANTAGENS DOS EDUCADORES DAQUELE MUNICÍPIO.
Na tarde desta terça-feira em Medicilândia, aconteceu a última votação na Câmara Municipal de vereadores que tirou de vez as vantagens garantidas em lei aos professores.
Durante a votação, ficou empate em 5 X 5, mas, o presidente da Casa decidiu com seu voto, acabando de vez com vida dos professores.
Na saída dos vereadores, quatro deles pularam o muro para não ter que encarar a multidão.
A vereadora Vânia do PT saiu sob escolta policial. Ela bastante vaiada e levou ovadas. Teve que assinar várias desfiliações de professores que eram militantes do PT e que se revoltaram com a atitude da parlamentar.




Policia
Homem é preso pela PM acusado de tráfico de droga em crepurizão
Segundo informações o mesmo possuía em sua residência, um revolver calibre 22, e 26 cabeça de material supostamente entorpecente, e com o mesmo foi encontrado também certa quantidade de CAL, que segundo ele mesmo fazia a misturava com a pedra de crack para aumentar o volume e 276 reais em dinheiro. O mesmo foi transferido para 19ª seccional de Itaituba para os procedimentos legais. “Peninha” disse que era dono apenas da arma da droga e não soube explicar como a mesma foi parar na sua casa.



POLICIA MILITAR PRENDE O ASSASSINO NO DISTRITO DE DIVINÓPOLIS.
 ANTONIO PEREIRA DA SILVA, acusados de matar genilson Viana, foi preso alem dele  Pablo George Martins, que segundo informações  estaria envolvido também na confusão
Junior Barbosa e Evarley, capturaram e fizeram a prisão em flagrante, na Rodovia Transamazônica (BR 230), há cerca de 8 km do Distrito, sentido Itaituba, do homicida ANTONIO PEREIRA DA SILVA, que na madrugada tinha desferido uma facada na altura do peito do senhor GERONILSON VIANA SOUSA CARVALHO, que veio a óbito na hora. Logo após a prisão, a GU lotada no distrito de Divinópolis, juntamente com os policiais que se deslocaram para dar apoio e conduzir o assassino com segurança, trouxeram os prisioneiros e os entregaram na DEPOL , para os procedimentos cabíveis.






IBAMA EM PARCERIA COM O SINTRAF , REALIZAM CURSO E TREINAMENTO DE PREVENÇÃO A INCÊNDIOS EM RURÓPOLIS.
Está sendo realizado desde essa segunda-feira (08) em Rurópolis, o curso e treinamento de prevenção a incêndios. Em entrevista ao blog Rurópolis em Foco, a Srª Rosilene Barras Presidente do (SINTRAF), falou que as inscrições foram feitas do dia 04 a 06 de Junho na sede do SINTRAF TRANSAMAZÔNICA em Rurópolis. Segundo ela , o curso e o treinamento se deu inicio nesta segunda-feira (08) e se estenderá até esta sexta-feira (12). O objetivo do curso e  de selecionar os melhores candidatos, sendo que os mesmos terão a contratação de seis meses na prevenção e combate a incêndio no município. Nesta terça-feira (09) foi feita a primeira eliminação. A última eliminação será realizada na sexta-feira (12). Essa é uma realização do IBAMA em parceria com SINTRAF Transamazônica no município de Rurópolis.



Mundo.
Quase metade delas pensa em outro homem na cama
Segundo pesquisa recente revelou, que quase metade das mulheres pensa em outro homem durante a relação íntima. O estudo foi realizado por uma empresa que vende brinquedos voltados ao público adulto, mostrou que 40% das entrevistadas, de um total de 1.300, admitiu a “traição” em pensamento.
Já entre os homens, 46% admitiu que também pensa em outras mulheres quando estão tendo relação íntima com suas parceiras. As mulheres disseram que o pensamento busca um ator sensual, um colega do trabalho ou um homem sarado da academia.



Oportunidade
Abaetetuba ofertará 1.170 vagas este ano
A Prefeitura de Abaetetuba, no Pará, definiu a banca organizadora de seu concurso público, que contará com um total de 1.170 vagas, sendo 438 para cargos com exigência de ensino fundamental, 370 para ensino médio e 362 para nível superior. A escolhida é o Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional – Cetap. Com isto, nos próximos dias poderá ser definido o cronograma do certame, incluindo a data de publicação do edital. As remunerações iniciais serão divulgadas somente com a liberação do documento. Para a secretaria municipal de administração, as oportunidades serão de ensino médio para os cargos de agente administrativo (oito vagas) e técnico de informática (três), além de nível superior para administrador de empresas (uma).
Na secretaria municipal de saúde, para nível médio, as vagas serão para técnico de enfermagem (50), técnico de laboratório (cinco), técnico em contabilidade (duas), técnico em processamento de dados (uma), agente administrativo (45), auxiliar de saúde bucal (dez), agente de vigilância sanitária (cinco) e motorista (cinco
Na secretaria municipal de educação, para nível fundamental: auxiliar de serviços educacionais (144), auxiliar de vigilância educacional (83) e auxiliar de merenda escolar (173). Para nível médio: assistente administrativo educacional (25), professor de informática (21), secretário escolar (40) e motorista escolar (cinco). Para nível superior: assistente social (uma), engenheiro civil (uma), professor (180), professor de educação física (cinco), professor intérprete de libras (duas), fisioterapeuta (uma), fonoaudiólogo (uma), nutricionista (uma) e psicólogo (uma).
Na secretaria municipal de assistência social, para ensino fundamental estão em abertos os concursos de auxiliar operacional  auxiliar de cuidador (oito). Para ensino médio: agente administrativo (48), educador social – cuidador (oito), educador social – orientador social (30), instrutor de informática (quatro), educador social – orientador social de artes (oito), educador social – orientador social de esportes (quatro) e técnico de informática (uma). Para nível superior, analista de sistemas (uma), antropólogo (duas), fisioterapeuta (uma), assistente social (31), pedagogo (oito), psicólogo (12), professor de educação física (três), sociólogo (duas), educador social de nível superior – técnico de referência (oito) e terapeuta ocupacional (três).



Educação
Aplicativo ajuda candidato a acompanhar inscrição
O Ministério da Educação (MEC) lançou o aplicativo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O aplicativo é gratuito e pode ser baixado nas lojas do Android e do WindowsPhone ou pela página de dispositivos móveis do Sisu.
O Sisu seleciona estudantes para vagas no ensino superior público com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esta edição vai oferecer 55.576 vagas em 72 instituições públicas. As inscrições começaram ontem (8) e podem ser feitas até esta quarta  (10), exclusivamente pela internet, no site do Sisu.
Pelo smartphone é possível buscar vagas nas instituições públicas de ensino superior, por curso e por instituição. O aplicativo simula a nota final com base nas notas do estudante no Enem, e atualiza diariamente as notas de corte.
De acordo com o MEC, esta é a segunda versão do programa, que na primeira edição de 2015 do Sisu teve 206 mil. O aplicativo foi criado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).
Além do Sisu, o MEC espera lançar, ainda em 2015, aplicativos de consultas de vagas para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
Para participar do Sisu, o candidato precisa ter feito o Enem de 2014, e não ter tirado zero na redação. As inscrições estarão abertas até quarta-feira (10). O resultado será divulgado no dia 15 de junho em uma única chamada. A matrícula deverá ser feita na instituição de ensino, nos dias 19, 22 e 23 de junho.



Candidatos devem pagar taxa do Enem até esta quarta.
Os candidatos que fizeram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até amanhã (10) para pagar a taxa de R$ 63. A inscrição é confirmada apenas após o pagamento, que deve ser feito até as 21h59, no horário de Brasília. As provas serão nos dias 24 e 25 de outubro.
O prazo de inscrição terminou na última sexta-feira (5). Quem não imprimiu a Guia de Recolhimento da União (GRU) no fim do processo de inscrição ainda pode fazê-lo. Para isso, basta acessar a página do Enem e informar o CPF e a senha.
Os estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas são isentos automaticamente.Também não pagam a taxa os participantes que solicitarem a isenção por carência, ou seja, aqueles que têm renda renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.  Participantes que declararam ser integrantes de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica também são isentos.
Quem declarou carência deve verificar na página do participante se o pedido de isenção da taxa foi autorizado. Caso isso não ocorra, deve fazer o pagamento no mesmo prazo.

Neste ano, a taxa de inscrição foi reajustada, pela primeira vez desde 2004. Passou de R$ 35 para R$ 63, para repor as perdas com a inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário